28 de fevereiro de 2011

[RPG] Role-Playing Game


RPG.
Não. Não estou falando de Reeducação da Postura Global (programa de tratamento fisioterápico para tratamento das dores – ou coisa pior – provenientes das mazelas humanas em relação ao jeito que se senta, anda e etc.).
Estou, é claro, falando do Role-Playing Game, o jogo para interpretação de personagens.
Criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, o RPG é filho direto dos wargames, jogos de tabuleiros que emulavam (analogicamente) um cenário de guerra com miniaturas. Mais ou menos como nosso War, mas de primeiro mundo.
Nesse jogo você, com um livro ou mais, cria um personagem e interpreta as ações e falas dele num mundo criado por outro jogador (chamado Mestre, Narrador, Game Master, etc.) ou num cenário criado por alguma editora (ou site, etc) com as características daquele mundo (continente, plano, país, etc.). As ações são baseadas em um conjunto de regras fornecidas pelos livros. Mas essas regras podem ser alteradas e adaptadas ao gosto (e bom senso) do Mestre ou para funcionar melhor para o grupo de jogadores. Sim. Grupo. Pois o RPG é jogado por um grupo de pessoas com um objetivo em comum: divertir-se. Seria como um grupo de teatro de improviso (os jogadores) com um diretor (o mestre). Os livros seriam apenas guias, não grilhões.
A idéia de interpretação cristalizou-se depois da idéia de interpretar apenas um grupo de três personagens e não um exército inteiro como era a pratica então, até porque é quase impossível interpretar um numero grande de personagens de uma vez e dar uma “cara” para cada um.
O jogo lançado por Gygax e Arneson foi nosso querido Dungeons & Dragons ou D&D para todos aqueles que já rolaram um d20. Eram três livros que vinham em uma caixa: Men & Magic, que era pra gerar os personagens, o Livro do Jogador da época; Monsters & Treasure, onde estavam os antagonistas e as recompensas, seria o Livro dos Monstros daquela edição com mais um plus que estaria nos livro do mestre que viriam depois; e o The Underworld & Wilderness Adventures, o primeiro livro do mestre per se.
D&D fez um sucesso incrível. Culminando numa revisão chamada Advanced Dungeons & Dragons em 1977 (lançado pela editora de Arneson e Gygax, a TSR) e ganhando uma segunda edição em 1989. Em 2000 a Wizards of the Coast (mãe do Magic The Gathering), que em 1997 comprou a falida TSR, lança o D&D Terceira Edição. Um jogo avassalador. Um ótimo conjunto de regras e ótimos cenários. Sucesso instantâneo no mundo todo, tendo uma versão revisada (que muitos chamaram de caça níquel) em 2003 e uma versão completamente nova em 2008. Esta muito tendo uma mecânica de regras bem parecida com a dos RPG’s eletrônicos e muito calcada na “necessidade” de se usar as figuras de D&D Minis.
Essa é uma versão muitíssimo reduzida da história do começo dos Role-Playing Games.
O que houve nos outros RPG’s nesse período?
E no Brasil??
Bom, fica pra uma próxima vez.