9 de abril de 2011

[HQ] Blade a Lâmina do Imortal (Manji)

No Japão feudal, durante a metade do período Xogunato Tokugawa, 2º ano da era Tenmei (1782), um ronin chamado Manji é contratado para matar aqueles que negam a pagar os impostos. Ao perceber que estava matando inocentes, Manji se rebela contra seu contratante e acaba matando ele e todos os seus 99 guarda-costas. Bastante ferido, Manji recebe os cuidados de uma senhora, um monje mulher, que ao lhe dar o "chá de vermes" acaba lhe concedendo também a imortalidade. Sentindo-se culpado e não podendo morrer, Manji propõe a monja que, se ele matar 1000 criminosos poderia se livrar da imortalidade. Do outro lado de Edo, estava uma jovem chamada Rin, que, ao ter seus pais assassinados por um dojo rival, vaga pela cidade atrás de um mercenário que possa vingá-los, e acaba conhecendo Manji, que acredita que conseguirá redenção ao acompanhar e ajudar a jovem, matando assim mil homens.
Manji tem uma suástica invertida (apontando para o sentido anti-horário, ou seja, indo para a esquerda) como símbolo em sua roupa e do seu kimono retira diversas armas com as quais combate seus inimigos.
O chá de vermes na verdade é uma poção de longevidade, criada pelos monges para salvar os que morreriam sem terminar sua missão na terra. Quem tem os vermes no corpo não tem mais problemas com espadas e armas em geral, eles restauram quase instantaneamente o tecido humano danificado, bem como coração e cérebro, que deixam de ser pontos fracos, os membros arrancados são facilmente recolocados, apenas colocando as faces decepadas juntas por algum tempo. A poção torna a pessoa virtualmente imortal. O efeito, porém, não é de regeneração total, braços e pernas novos não irão crescer no lugar dos que foram perdidos. Como Manji ainda é caolho e cheio de cicatrizes pelo corpo, conclui-se que o efeito dos vermes se resume a conservar fielmente o estado do organismo no momento em que foram nele introduzidos.

O ponto fraco conhecido do “chá” é um remédio chamado "kessensatsu", que decompõe a liga de vermes. Quando o hospedeiro ingere ou toca em uma pequena amostra do veneno, suas feridas vão se abrindo, a partir das mais novas. Se a dose for muito alta, a morte é certa e dolorosa.
Alguns Personagens
Manji: Ex-samurai que há dois anos matou seu superior, o hatamoto (vassalo do xogum) Shigenobu Horii, e mais 99 homens que vieram atrás dele. Por essa razão, foi apelidado de hyakuningiri (matador de cem homens). Passou a ser imortal depois que a monja Iamaista Yaobikuni inseriu os kessenchus (como são chamados os vermes) em seu corpo.

Rin Asano: Filha única do mestre Asano, da Mutenichi-ryu. Seus pais foram mortos pelos homens da Itto-ryu, comandados por Kagehisa Anotsu, e ela jurou se vingar dele. Dois anos depois, contratou Manji como guarda-costas e saiu para uma jornada atrás de vingança. Seu golpe principal são as "Vespas Douradas Mortais" que mais tarde vira "Vespas em Chamas Mortais"!

Yaobikuni: Assim como Manji, ela possui kessenchus em seu corpo. É uma monja misteriosa, que já viveu mais de 800 anos, e é a responsável pelos kessenchus no corpo de Manji. Foi ela quem aconselhou Rin a contratar um guarda-costas imortal (Manji).
Kagehisa Anotsu: Segundo a filosofia de vida do comandante da Itto-ryu, "vencer é o verdadeiro caminho da espada". Para vingar a humilhação sofrida no passado pelo avô, Saburo, Anotsu destruiu a Mutenichi-ryu e acabou se tornando o maior inimigo de Rin. Seu desejo é unificar sob sua espada todos os estilos existentes no país.
Trazida ao Brasil pela Conrad Editora, é mangá para quem gosta do estilo de luta com espadas, durante o percuso, Rin e Manji vão ficando a cada dia mais amigos aprendendo a confiar e desenvolver suas habilidades, conforme conhecem seus inimigos e a ótica do posicionamento de cada um, onde não existe maldade pura e sim pontos de vistas levados ao extremo, é um mangá viciante.

Para saber mais sobre:
Blade a Lâmina do Imortal em: CineFilmes e Wikipédia

[HQ] Vagabond

Vagabond
14 1 207x300 Conheça o mangá Vagabond
Baseado no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, onde o protagonista é o lendário espadachim Miyamoto Musashi, conhecido no Japão como sendo o maior samurai de todos os tempos. Venceu mais de 60 duelos de vida ou morte, foi o fundador do Hyoho Niten Ichi Ryu (estilo de kenjutsu que se tornou famoso e inovador por utilizar duas espadas simultaneamente, que atualmente conta com academias espalhadas por todo o globo) e escritor do Livro dos Cinco Anéis (um dos maiores livros de estratégia militar já escritos, sendo até mesmo comparado ao livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tsu) O mangá é um retrato fictício da vida de Musashi, um ronin (samurai que não serve a nenhum mestre) que viajava pelo Japão procurando adversários para desafiar aprimorando-se. Durante a jornada luta e aprende a filosofia oriental, conforme os encontros vão se tornando mais difíceis, aumenta a reflexãosobre o caminho da espada, e vai se transformando de um lutador berseker em um artista que se aperfeiçoa a cada embate enquanto é atormentado pelo fantasma de seu pai entre sexo, lutas, ferimentos e inflamações.
vagabond 46080 197x300 Conheça o mangá Vagabond
vagabond swordfish ii 89217 300x267 Conheça o mangá Vagabond
É um mangá envolvente que penetra e prende sua atenção (de quem gostam do estilo samurai, lutas de espada, romance e  comédia). É muito bom torcer pelo garoto rebelde e impulsivo com aspirações e sonhos e vê-lo se tornar um homem com uma grande história de vida.
Alguns Personagens
Miyamoto Musashi: O Personagem principal da história.
Sasaki Kojiro: O lendário arquirrival de Miyamoto Musashi. Acredita-se que Kojiro tenha estudado o estilo Chujo-ryu de luta de espada, sobre a instrução de Toda Seigen ou de Kanemaki Jisai. Kojiro era célebre por sua técnica Tsubame-Gaeshi, o “Corte Andorinha”, inspirada pelo movimento de uma andorinha ao voar. Uma diferença interessante do livro em que se baseia o mangá, é que no mangá, Kojiro é representado como surdo.
20 215x300 Conheça o mangá Vagabond
Takuan Soho: (1573-1645). Um monge zen-budista, especificamente, representante da seita Rinzai. Em 1610, ele foi designado como abade do templo principal, Daitokuji. Takuan é conhecido por sua brutal honestidade e personalidade meticulosamente perceptiva, que era buscada igualmente por monges, samurais e políticos (como Tokugawa Iemitsu e Go-Mizuno). A correspondência compartilhada entre Takuan com Yagyu Munenori foi compilada em um tratado chamado “A Mente Desinibida”. Takuan ajuda a capturar Takezo (antigo nome de Musashi) e logo o renomeia como Miyamoto Musashi, liberando-o para que continue suas viagens e evolua sua personalidade.
Hon’iden Matahachi: Hedonista e amigo de infância de Musashi. Assume a identidade de Sasaki Kojiro depois de que um moribundo lhe confia o certificado de espadachim de Kojiro. Logo, depois de entrar em contato com o verdadero Kojiro, começa a identificar-se a si mesmo como Sasaki Kojiro, um intérprete de Kojiro, dado que o verdadeiro Kojiro é surdo. Logo termina se desintendendo com Musashi depois de uma tensa reunião, em que Matahachi mostra ter intenso ciúmes de Musashi.
Tsujikaze Tenma: Um bandido e líder de um bando que visita periódicamente a Oko e toma tudo de valor que ela tinha adquirido. Matou o pai de Akemi (o marido de Oko), sua própria mãe, e depois é assassinado por Takezo, logo após a batalha de Sekigahara. Tsujikaze Kohei: Nascido em 1580 na vila de Fuwa é irmão menor de Tsujikaze Tenma. Sua mãe tentou matá-lo empurrando-o por uma cascata do mesmo modo que ela fez com Tsujikaze Tenma, não obstante Tenma a assassina e leva Kohei sobre sua proteção. Embora Tenma foi bondoso com ele, Kohei difícilmente demonstrava algum afeto. Quando o bando de Tsujikaze foi formado e se envolveu em crimes como roubos, violações e extorção, Kohei se tornou membro aos 12 anos e era considerado o mais “selvagem” pelos outros membros. Aos 12 anos tentou violentar a esposa de um aldeão que havia assassinado, mas Tenma, não gostando do ato assassinou a mulher para terminar seu sofrimento e esmagou os testículos de Kohei, deixando-o impotente. Kohei falha em sua intenção de assassinar a Tenma e como castigo é feito prisioneiro, é durante este tempo quando adota uma perspectiva niilista da vida. O bando Tsujikaze falha em fazer um nome para eles mesmos e honrar ao seu empregador
Toyotomi Hideyoshi, na intenção de capturar Tokugawa Ieyasu. No ano 1600 quando tem 20 anos, depois de 7 anos de aprisionamento Kohei é liberado por soldados sobreviventes da batalha de Sekigahara e escapa com o propósito de encontrar e assassinar seu irmão. Desejando matar Tenma ele mesmo e Takezo havendo-se adiantado, Kohei confronta a Takezo, mas são interrompidos pelos perseguidores deste último; quando Takezo aparentemente espera a morte suspendido em uma corda ele a corta. Kohei é conhecido como bandido pelo nome de “Deus da Morte” e assassina o conhecido Shishido Baiken, mestre de kusarigama. Pretendendo ser Baiken, Kohei vive com uma pequena menina, Rindo, que também usa uma kusarigama. Ele é desafiado a um duelo por Musashi e perde, mas é poupado a vida, embora seriamente ferido. Enquanto se recupera recorda que Sasaki Kojiro esmagou seu orgulho por estar mais adiante no “caminho da morte” que ele. Parece que Kojiro deu a Kohei a cicatriz que tem na cara.
3 1 204x300 Conheça o mangá Vagabond
Saiba mais sobre:
Publicado no Brasil pela Conrad Editora.
Personagens em: Wikipédia
Vagabond em: VagaProject