11 de junho de 2011

[NOTÍCIA] Feliz dia dos namorados!


Encontrei alguns significados da palavra amor em grego (haviam muitos mais em latim, etc).

Eros - amor que toma – amor físico, sexual, desejo, carnal, amor que toma para satisfação própria, te amo e te quero para minha satisfação, amor que quer receber, enquanto me satisfaz te amo, dele vem a palavra erótico, o amor cego desde que exista satisfação.
Te amo pois você me faz feliz!

Philos - amor que troca – amor mental, da amizade, do intelecto, das emoções, amor da vontade, da troca equivalente e mútua, amo enquanto beneficiar a nós dois igualmente, com sentido de gostar, menos egoísta que o Eros, amor da nossa felicidade, do gosto similar, amor que mede e compara qualidades, defeitos e circunstâncias para saber se vale a pena.
Te amo pois você me completa!

Storge - amor que considera – amor familiar, das relações de parentesco, da lealdade, que honra pela proximidade e consideração, da escolha em amar alguém apesar das diferenças durante muito tempo sem que se tenha direito a escolher esta pessoa como parente.
Te amo pois você é minha família!

Pragma - amor que negocia – amor prático, que avalia tudo antes de começar, amor que verifica os pré requisitos, que busca conforto e segurança, que se pergunta o que as pessoas dirão, como será daqui a cinco anos, interessado em benefício próprio.
Te amo pois você me tornará próspero!
 
Ágape - amor que dá – amor incondicional, não importa a bondade ou a maldade do amado pois é amado de qualquer maneira, não precisa de retorno, não espera recompensa, amor que não espera nada em troca, amor que ama primeiro, amor da graça, não retira a culpa, não fecha os olhos para a falta, mas paga por ela.
Eu te amo (sem você me dar motivos)!

Uma vez me disseram que não importa quem diga que não dará certo (os astros, as pessoas a sua volta, o mundo todo), se dois se amam, todo o restante se torna errado, toda teoria contrária ao amor há de falhar, duas pessoas podem ser separadas pela distância mas seus corações e seus pensamentos sempre estarão juntos, pensando um no outro...