Seus poderes são divididos em nove esferas:
Entropia: A percepção, criação e destruição de eventos aleatórios. Controle de probabilidades, mudança de fatores previsíveis ou não. Eutanatos.
Forças: A magia através das forças existentes no universo, fogo, energia cinética e térmica, eletricidade e gravidade. Criação de fogo, alterações de uma energia para outra e escudos de Força. Ordem de Hermes.
Vida: Seres vivos, dos mais simples aos mais complexos. Pode-se acelerar as funções metabólicas, metamorfose, criação e destruição de tecidos vivos são algumas das coisas possíveis com Vida. Verbena.
Matéria: Todos os tecidos não-vivos. Ao lado das Forças e da Vida, esta Esfera completa o ciclo de Esferas que influenciam o mundo material. Transformações, criação e destruição de materiais. Filhos do Éter.
Mente: A consciência e os poderes ocultos contidos lá. Leitura de mentes, telepatia, viagem em sonhos e alteração da própria condição mental. Irmandade de Akasha.
Primórdio: A matéria prima da magia Desperta, a Quintessência. Criação de energia, encantamento de armas, criação de lugares místicos e a capacidade de tornar Matéria, Vida, Forças ou Mente mais reais. Coro Celestial.
Espírito: O poder de conversar com espíritos e o conhecimento de outros mundos espirituais. Viagem para a Umbra (o mundo espiritual), conversa com seres umbrais e criação de espíritos são alguns exemplos. Oradores dos Sonhos.
Tempo: O tempo e suas percepções. Premonições, distorções, manipulações e viagens temporais. Culto do Êxtase.
fonte: http://www.rpgonline.com.br/noticias.asp?id=229

Facilitando: Foco é um objeto que torna um efeito mágiko mais fácil de se executar, por exemplo: o foco é um relógio de pulso para o efeito da esfera tempo, o mestre põe dificuldade sete em atrasar o tempo naquele momento, o jogador diz que usará seu foco nessa tentativa, o personagem gira o contrle do ponteiros no sentido anti-horário e sua dificuldade cai para seis.

Não, primeiro as esferas devem ser do mesmo padrão do efeito que se pretende obter, ou seja só cria vida quem tem a esfera vida, só usa energia quem tem a esfera energia, só entra na mente e reconstrói a mente quem tem vida e mente, e assim por diante...
Fora a necessidade das esferas específicas, existem também os tipos de magika: a mágika vulgar e a mágika coincidente, basicamente diferenciamos as duas como fazer o efeito de um raio num dia ensolarado (vulgar) e um raio em um dia chuvoso (coincidente).
A coisa se agrava conforme os espectadores, digamos que pessoas não Despertas viram o efeito do raio no dia ensolarado, isso atrai pontos de "Paradoxo", ou seja a realidade ao ser mudada revida de forma proporcional a essa mudança contra o mago criador do efeito.
O Paradoxo nem sempre é uma ação instantânea, podendo se acumular e revidar posteriormente com muito mais força (mutilando física ou mentalmente, transportando para outros mundos, mudando a cor de partes do corpo, transformando partes do corpo, entre outras coisas).
A mágika coincidente não causa Paradoxo por ter a aparência de ocorrência previsível, afinal de contas está chovendo, e se chove podem cair raios...
A parte interessante de Mago A Ascenção é o avatar, que é como uma consciência mágica, ao Despertar, o mago desenvolve uma personalidade mágica que é o seu avatar, um ser místico que representa sua força mágica, esse ser é pessoal e é da forma cultural ou visionária do Desperto, por exemplo, alguém que é ligado a religião, ganha um avatar que revela sua religiosidade (um anjo, demônio ou deus), enquanto em uma cultura mais high tech o avatar pode ser a representação da memória de um super computador, ou aranhas da rede de computadores, assim como um oriental pode ter um avatar dragão...
Por vezes o avatar pode ajudar ou atrapalhar o personagem em sua jornada rumo a Ascenção.

Na última edição de mago, houve uma tempestade avatar, onde os avatares foram destruídos (para conseguir equilibrar uma partida entre magos, vampiros e lobisomens).
Apesar de seus poderes, magos são pessoas comuns e morrem da mesma forma que um não Desperto, além de tudo isso, ainda existe uma corporação que prega a descrença em magia e promove a venda de aparelhos tecnológicos que possuem as mesmas funções das esferas (alguém aí tem um celular? esfera correspondência foi pro espaço...).
Desacreditando a magia, o Paradoxo se torna mais e mais forte, tornando difícil a vida dos Despertos. Imagine a cena:
Um rapaz armado tenta capturar um outro de cabelos escuros, até que eles se deparam com uma rua sem saída...
Ele aponta a arma para o outro e grita: renda-se!
O de cabelos escuros aponta os dedos para ele e percebe que uma multidão observa ambos...
A escolha é: "Paradoxo" ou render-se à Tecnocracia....
A escolha é sua... Desperte!
Sistema (tipo): Storyteller, jogado com dados de dez lados.
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