3 de dezembro de 2010

[RPG] Música na vida e no jogo (Bardos por todos os lados!)


A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.

A música afeta as pessoas, disso não se pode duvidar, no Brasil basta um batuque, uma latinha, pode ser funk, sertanejo, rock, MPB, aché, pagode, samba ou gospel que os pés já começam a balançar, se a música for conhecida a mente relembra a letra e a boca começa a cantar. Se a pessoa se propõe a "ver" a música, passo a passo em sua mente, ela sente aquilo que é cantado, entrando mais profundamente no sentimento que a melodia passa.
A música pode incentivar, alegrar, repreender, alertar, acalmar, relaxar, a música é um tipo de comunicação que se utiliza do ritmo e da letra para prover uma informação que entra na pessoa, invade a mente e na maioria das vezes com seu carisma pode mudar animos e opiniões.

Música no RPG
Um dos mais conhecidos personagens músicos são os bardos de Dungeons & Dragons, que se utilizam de cantos para elevar a moral do grupo, ajudar na cura, incentivo a luta, acalmar bestas, dentre outras "magias musicais";
Em Vampiro: a Máscara existem a linhagem / clã Filhas da Cacofonia, que usam a disciplina Melpominee para afetar outros com sua própria voz;
Lobisomem: o Apocalipse temos a tribo dos Fianna e o augúrio Galliard (dançarinos da lua) que também usam de canções e uivos para incentivo e destruição dos oponentes.

Será que só existem estas formas de usar a música na campanha? Fora a música de fundo que dão clima ao momento das batalhas e tensão que o grupo está passando...

Em tudo música a cada momento, voz, ritmo e letra se unem para conduzir, seja na escola, na aula de artes marciais, igreja, no bar, na rua, no mp3, celular, a música permeia o mundo e está em todo lugar sejam criaturas da noite ou heróis de épocas distantes, eles também "vivem" música!

Enquanto a música mexe com as pessoas comuns o louvor e a adoração faz contato com os deuses ou com Deus e se a magia comum é mais fraca que a benção dos deuses ou Deus, o que poderia fazer a música , o louvor ou uma adoração abençoada por uma divindade em uma campanha, seria superior ao clamor dos bardos, destruiria as magias, colocaria os seres das trevas pra correr?
Quando alguém abençoado como um clérigo, paladino ou pessoa comum com fé verdadeira começa a usar a música como arma de ataque ou defesa o que pode acontecer?

Nenhum comentário: