Filosofia de tiozão: na vida, a única certeza é a morte. Pior é que o tio tá certo, essa é a única coisa que sabemos da vida, o resto é instável. Tá certo que a gente NUNCA pensa nisso, em viver a vida como se fosse o último dia.
O assunto pode até ser meio mórbido, mas é de uma boa discussão de bar. O que acontece com as suas contas nas redes sociais, caso você venha a falecer? E, pra quem você vai deixar o seu legado wébico? Alguém sabe a sua senha?
O QUE ACONTECE COM AS SUAS CONTAS DE PERFIS?
É complicado isso, porque as pessoas escrevem seus testamentos para deixar seus bens de valor: casa, carro, cachorro, marido. Mas e os seus bens internéticos: seu e-mail pessoal, suas senhas, seu blog, seu perfil de Twitter? Como é que faz? Cada site tem as suas diferentes políticas caso você venha a falecer:
- No Facebook, por exemplo, a pessoa que é tutora da sua página (caso você tenha), entra em contato com o site e há a possibilidade de deixar ali uma página in memorium ou remover de vez o perfil, conforme essa pessoa achar melhor.
- Já no Flickr e em outras contas do Yahoo!, você não consegue transferir a conta para outra pessoa. Mesmo quando você morre, a sua conta fica ativa. A família deve entrar em contato com a equipe do Yahoo! para desativá-la de vez. Caso você não tenha acesso à conta da pessoa, entre em contato mandando em arquivo o atestado de óbito da pessoa.
- O Wordpress não desativa contas paradas, portando, se você tem um blog, ele vai estar lá até alguém dizer que não será mais atualizado pela pessoa em questão.
- No Twitter, as pessoas podem ajudar os familiares, avisando que a pessoa faleceu. Você consegue um backup dos updates antigos da pessoa e também impede que esse perfil apareça no “Who to Follow”.
PLANEJANDO A SUA MORTE DIGITAL
Vai, uma pessoa prevenida vale por duas, né? Então, siga esses passos para garantir uma morte digital feliz:
- O que fazer com eles? - Escolha, caso você queira, que suas contas sejam deletadas ou se transformem em páginas in memorium.
- Tutor – escolha alguém que você queira que fique com as suas senhas, administre as suas contas de redes sociais.
- Testamento de senhas – Mas, tá! E se eu quiser deixar um testamento COM TODAS as minhas senhas, caso eu morra? Existe um site chamado Legacy Locker, que segura as suas senhas e depois fornece para um tutor todas elas. É de graça, você pode entrar ou pagar para a versão mais avançada que te não te dá limite de senhas salvas. E existe também o Asset Lock, que faz a mesma coisa.
SERVIÇOS SUA-MORTE-DIGITAL-É-NOSSA-ALEGRIA
Existem sites especializados na morte digital (BIZARRO!!). São sites que publicam as memórias das pessoas que amamos e que já se foram ou prestam alguns serviços que podem ser úteis para os que ficam. :)
- Um deles é o 1000 memories, onde você pode publicar fotos, deixar recados e contar um pouco da história dessas pessoas. Existem também o RememberWall, pra esse tipo de serviço.
- O Death’s Man Switch é um serviço de e-mail póstumo. Você escolhe algumas pessoas e ele manda um e-mail contando do falecimento. E sempre pergunta caso você esteja vivo. Hahahaha!
- O IfIdie.org é um serviço gratuito. Você manda um e-mail ao seu amigo contando das suas senhas (que, enquanto você está vivo, ele não consegue ler). Caso você morra, esse amigo entra em contato com esse site e ele mostra o e-mail.
- O VitalLock é um site que você pode deixar um vídeo, ou um texto, ou link, ou áudio para aqueles que você ama, caso você faleça. Ele consulta o seu advogado antes de publicar qualquer coisa.
DA WEB À ETERNIDADE
O seu rastro na web pode fazer com que algumas pessoas sofram, ao relembrarem de você. Mas, a parte louca é que a Internet pode te proprocionar uma vida imortal. A vida real se mistura com a real, mas quando você morre, a virtual (caso a pessoa queira), fica viva!
Será que conseguimos, finalmente, a imortalidade? :)
por: LUMA SANTOS
em: PIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário