13 de abril de 2011

[ANIME] Full Metal Alchemist

fma2 Full Metal Alchemist   A busca pela Pedra Filosofal
Full Metal Alchemist é uma série de mangá que ganhou duas adaptações em anime, a primeira com 51 episódios e a segunda com 64, onde cada adaptação conta uma história diferente baseada em contextos parecidos, além de alguns episódios OVAs e o filme:Hagane no Rekinjutsushi: Shambara wo Yuku Mono.
Com um enredo bem original e interessante, esse anime está entre os melhores que eu já vi. Quando vi a 1ª adaptação desse anime, estava passando na RedeTV! e possuía muitos (põe muito nisso) cortes, o que desvalorizava.
A primeira adaptação, possui o mesmo nome do mangá porém com uma trama um pouco diferente, conta a história de duas crianças autodidatas, Edward e Alphonse Elric, que resolvem descobrir os mistérios da alquimia, arte que transforma objetos de um material em outro, podendo manipular formas.
Logo quando eles, foram misteriosamente abandonados pelo seu pai, depois de um tempo, Trisha a mãe deles adoeceu e acabou morrendo. A obsessão desses jovens pela alquimia foi gerada após a morte de sua mãe, que não conformados, acabam quebrando a maior das regras da alquimia, a Transmutação Humana, que diz ser proibido usar alquimia para ressuscitar qualquer ser vivo.
Diz a lei máxima da Alquimia que pode se conseguir qualquer coisa, desde que se pague o que se deseja tanto com um valor equivalente, onde transmuta-se um objeto reorganizando e recombinando seus átomos, a chamada Lei da Troca Equivalente. Visando isso, como um corpo humano é composto por diversos elementos químicos, em teoria, pode-se criá-lo misturando os elementos certos e em suas devidas proporções. Pondo esta teoria na prática, os irmãos utilizam a receita do livro para trazer a mãe de volta a vida, e como último ingrediente, acrescentam uma gota seu de sangue, que carrega as lembranças genéticas da mãe.
Porém, o que eles não podiam esperar é que a transmutação humana daria errado, onde ao realizar esse ato eles recuperaram apenas o corpo de sua mãe, sem sua alma, e por ter feito a transmutação humana, foram transportados para a Porta da Alquimia, com isso pagando o preço: Edward perdeu sua perna esquerda e Alphonse perdeu todo seu corpo, tendo sua alma presa dentro da porta. Após ter voltado da porta, Edward sacrifica seu braço para trazer a alma de Alphonse de volta, selando ela em uma armadura.
Após esse episódio, Edward passa a usar Automails (próteses mecânicas) nos lugares dos membros perdidos e Alphonse passa a ser uma armadura vazia por dentro. Ele e seu irmão vão em busca da lendária Pedra Filosofal, que como diz a lenda, é um artefato que amplia os poderes de um alquimista, fazendo-o anular a lei da troca equivalente, assim pretendendo recuperar seus corpos de volta. E para facilitar essa busca, Edward entra para o exército, se tornando Alquimista Federal e passando a ser chamado de o Alquimista de Aço.
Bom, tanto a primeira adaptação quanto a segunda possuem essa mesma base, o que muda é a história a partir desse ocorrido.
Após a exibição da 1ª série, foi lançado o filme que faz parte de um final alternativo para a série (acreditem, queria ver tanto esse filme que cheguei ao ponto de baixa-lo em plena internet discada o.O), e ai vai um concelho, quem assistiu a 1ª série, assista o filme porque ele explica alguns pontos vagos, além de ser bem legal (principalmente a luta entre os homunculus… opa! Spoilers, parei).
Full Metal Alchemit: Brotherhood, segunda adaptação da série, segue fielmente o enredo do mangá (que em minha opinião é a melhor), possuindo uma história mais detalhada e explicando vários fatos que a 1ª adaptação deixou vago, além de possuir os habitantes do país de Xing e a Major Oliver Mira Armstrong, que fazem bastante diferença na história.
Segue ai a 1ª abertura de Brotherhood:
Outros personagens que estão em ambas as tramas, porém seus passados sofreram alteração são os Homúnculos, seres quase imortais que possuem a aparência humana e dotados de super poderes e Scar, um sobrevivente de Ishbal que persegue os alquimistas federais por vingança pelo que aconteceu em sua terra no passado.
Os irmãos Elric terão muita ação e mistérios ao decorrer de sua jornada, cabe a você conferir!
por: Alonso Mello

Nenhum comentário: