29 de julho de 2010

[HQ] Aos Quadrinistas Aspirantes

Fazer quadrinhos não é impossível.

Digo isso porque existem sim editoras americanas interessadas em publicar… você. Sim, isso mesmo. Porém, obviamente, algumas observações devem ser feitas.

Primeiro, entrar no mercado não é impossível. Querer mudá-lo sendo que você não é ninguém é que é utópico.

Digo isso porque quando as editoras colocam suas exigências, muitos aspirantes a quadrinhistas discordam de algumas delas e acabam desistindo.

Não, elas não são o inimigo. Não é “de sacanagem” que fazem isso. Cada uma tem sua política editorial e esse é um aspecto importante no funcionamento delas para que elas não dêem de cara com a falência. É uma segurança apenas. Como não está escrito na testa de ninguém palavras como “profissional” ou “golpista”, as editoras tem que se precaver de alguma forma em relação a quem contratam.

Sendo assim, não tente impor suas regras. Você será solenemente ignorado por elas. Ao invés disso, ouça.

Veja o que cada uma tem a dizer e siga esses passos. Dessa maneira elas estarão de braços abertos para você.

Nos EUA tem editoras sim que podem publicar qualquer coisa, de qualquer gênero, desde que seja um bom material. Ei-las:

SLG PUBLISHING

http://www.slgcomic.com/

Não aceitamos roteiros sem arte ou amostras de arte sem roteiro. Se você é apenas um roteirista ou um artista, precisa achar alguém com quem possa formar uma parceria ANTES de nos enviar seu projeto. Sabemos que isso soa injusto, mas veja o nosso lado. Se corrermos atrás de um artista para desenhar seu roteiro ou vice-versa, criamos uma situação de “prestação de serviços” onde o escritor ou artista irá (com todo o direito) esperar alguma compensação de nossa parte pelo seu tempo. Todos os membros de sua equipe criativa devem estar compleamente comprometidos com o projeto ANTES que seja enviado para nós.

RED5 COMICS

http://www.red5comics.com/

A Red5 Comics está sempre aberta para material de autor de qualidade. Um material de autor é um projeto onde você e sua equipe entregam páginas prontas para publicação, e a Red5 Comics corre atrás de marketing, impressão, distribuição e atividades relacionadas. A HQ é publicada e é no esquema de divisão de lucros. Você e sua equipe retém os direitos totais da propriedade intelectual. Antes que nos envie uma proposta, seu projeto deve ter uma equipe criativa composta de gente realmente comprometida com o produto, incluindo roteirista, desenhista, arte-finalista, colorista (se colorido) e letrista. Não podemos ajudá-lo a montar uma equipe criativa.

APE ENTERTAINMENT

http://www.apecomics.com/

O interesse primordial da Ape é publicar histórias de equipes prontas. Nós estamos definitivamente no mercado de edições únicas, minisséries, graphic novels e web comics. Não estamos interessados em publicar HQs mensais. Todos os gêneros são considerados, desde livre até “para maiores de 18 anos” e tudo entre esses dois. Se é bom, publicamos.

AVATAR PRESS

http://www.avatarpress.com/

Avatar Press é uma das editoras líderes em material de autor nos quadrinhos, tendo projetos com criadores como Alan Moore, Warren Ellis e Garth Ennis, entre outros. Embora tenhamos um número de projetos relativamente pequeno no momento, estamos sempre considerando de qualidade de quaisquer autores. Todos os gêneros e estilos são bem-vindos. Abrimos excessões para profissionais dos quadrinhos já conhecidos, mas é muito mais difícil levar em consideração um projeto se não há uma equipe criativa já comprometida.

IMAGE COMICS

http://www.imagecomics.com/

A Image Comics publica apenas material de autor! Em outras palavras, queremos publicar os SEUS quadrinhos. Não procuramos você para trabalhar em HQs que já fazemos. Quando você nos envia algo, esperamos que seja algo original e não algo relacionado a qualquer personagem já existente na Image. A Image Comics aceita propostas apenas para novos quadrinhos mensais ou graphic novels.

ARCHAIA COMICS

http://www.archaia.com/

Archaia está sempre interessada em publicar material de autor de aventura, fantasia, terror, noir e ficção científica que contenha roteiro e arte diferentes e idiossincráticas. Archaia não tem o costume de reunir equipes de arte para criarem seus projetos, as propostas devem ser apenas para HQs onde todos os aspectos de uma página devem estar prontos para publicação, mas propostas sem cores apenas ainda serão analisadas.

Vocês viram que há seis editoras americanas interessadas em publicar qualquer coisa, desde que a série apresentada seja boa.

Claro que há mais detalhes sobre como enviar propostas para cada uma delas, geralmente na forma de um “pitch” (documento que detalha um projeto e tem formatação fixa), mas a idéia básica é a mesma: aspirantes a quadrinhistas – cada um com uma função – devem montar sua própria equipe, realizar o projeto, adequá-lo ao pitch (cujo formato pode ser visto no site de cada uma) e enviá-lo a elas.

Só em caso de aceitação de um projeto é que as editoras irão discutir pagamento, não há outra maneira. Ou faz antes e apresenta segundo as regras ou nada feito.

O Zap! HQ é uma cooperativa de roteiristas – Emílio Baraçal, Carlos Eduardo Corrales e Alexandre Dias – que busca outros quadrinhistas (desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas) para realizar projetos a fim de apresentar para editoras americanas e brasileiras.

Anarquia, Cosmos, Os Bandeirantes e Arkanus são projetos do Zap! HQ que foram feitos, criados e formatados pensando no mercado brasileiro. Porém, nada impede que criemos projetos voltados para o mercado americano. Basta vocês artistas aparecerem. Mas tem que ser os artistas certos, pois a peneira é forte em qualquer editora, seja americana ou nacional.

Assim como colocamos aqui as seis principais editoras que aceitam material de autor, queremos enviar um recado para você, editor brasileiro: entre em contato conosco e nos envie como sua editora aceita receber material de quadrinhos para análise. Teremos o prazer de divulgar os detalhes aqui no Zap! HQ.

Nós temos uma filosofia de que aspirantes a quadrinhistas e editores não precisam e nem devem ser inimigos. Quadrinhistas não devem achar que editores são monstros gananciosos e editores não devem achar que não existe profissionalismo entre os quadrinhistas.

Esses dois diferentes profissionais devem se unir, não refutar um ao outro. Mas para isso deve haver uma comunicação aberta. Os editores devem deixar claro todo e qualquer aspecto sobre como sua editora recebe material e como pode publicá-lo e os quadrinhistas devem seguir essas recomendações. Cada um fazendo sua parte é possível um mercado cada vez mais forte.

Como dizíamos antes, nós do Zap! HQ queremos você quadrinhista para criar projetos para as editoras americanas ou para participar dos projetos nacionais já citados. Para isso, logo abaixo há um roteiro-teste com uma ação bem básica para desenhistas. Receberemos suas páginas – tanto para os projetos nacionais do Zap! HQ quanto para formar parcerias para criar projetos e enviar para as editoras acima através do e-mail contato.zap.hq@gmail.com.

CAPITÃO MARVEL – ROTEIRO-TESTE
Por Emílio Baraçal

PÁGINA #01

QUADRO 01 – Cena geral de Fawcett City, a cidade natal do Capitão Marvel. É um dia ensolarado.

LEGENDA
Fawcett City.

LEGENDA
(Billy Batson)
Bom dia, sr. Jones!

QUADRO 02 – BILLY BATSON está conversando animadamente com um JORNALEIRO, que pendura revistas em sua banca. BILLY está carregando duas sacolas cheias de compras do supermercado.

SR. JONES
(o jornaleiro)
Olá Billy! Tudo bem?

BILLY BATSON
O senhor ainda tem algum exemplar da Detetive Comics deste mês?

SR. JONES
Creio que sim, meu rapaz. Só um segundinho…

QUADRO 03 – De repente, em uma esquina próxima da banca, um carro conversível vira à toda velocidade, assustando os pedestres. No conversível, três BANDIDOS. Enquanto o motorista está concentrado na rua à sua frente, os outros dois atiram na direção da rua em que estavam há pouco. BILLY naturalmente vira-se para ver o que ocorre, interrompendo o que dizia.

ONOMATOPÉIAS
BLAM! BLAM! BLAM! BLAM!

BILLY BATSON
Que bom! Eu já tava pensando que ia deixar minha coleção incomp…

QUADRO 04 – O SR. JONES está procurando a revista que BILLY quer no meio das prateleiras de sua banca.

SR. JONES
O que é isso? São tiros?

QUADRO 05 – O SR. JONES vira-se para ver o que acontece e entregar a revista na mão de BILLY, mas ele sumiu.

SR. JONES
Billy…?

PÁGINA #02

QUADRO 01 – BILLY corre o mais rápido que pode, atravessando uma rua e carregando as duas sacolas. Do outro lado da rua há a entrada de um beco.

BILLY BATSON
Essa revista tá de brincadeira, viu? Quando tenho a grana, não consigo comprar!

QUADRO 02 – BILLY entrando correndo no beco sujo. De canto há um MENDIGO dormindo.

QUADRO 03 – BILLY deixa as sacolas perto do MENDIGO, já fazendo uma caridade pois não poderá ficar com as compras.

QUADRO 04 – BILLY grita para o alto, confiante.

BILLY BATSON
Shazam!

PÁGINA #03

QUADRO 01 – É o grande quadro da página. CAPITÃO MARVEL alçando vôo, saindo do beco. Raios e trovões por todo o seu corpo, vindo do céu. Ao fundo, o MENDIGO tomando um susto com a barulheira e o show de luzes.

ONOMATOPÉIA
KATA-BOOOOM!

QUADRO 02 – Close no MENDIGO, que olha em volta pra ver o que aconteceu.

QUADRO 03 – Mesmo ângulo do quadro anterior, mas agora ele olha na direção de algo, espantado.

QUADRO 04 – O MENDIGO está analisando as sacolas, abrindo-as pra ver o que tem. Com uma das mãos, coça a cabeça, confuso.

PÁGINA #04

QUADRO 01 – Foco nos BANDIDOS em fuga em seu conversível. A polícia os persegue. Um deles fala com aquele que está dirigindo enquanto o restante continua atirando. Pessoas na rua se protegem com medo dos disparos.

ONOMATOPÉIAS
BLAM! BLAM!

BANDIDO 01
Cara, pisa fundo! Eles tão perto!

BANDIDO 02
(motorista)
Tô fazendo o que posso, mermão!

QUADRO 02 – Mostre o BANDIDO-MOTORISTA com expressão de surpresa.

QUADRO 03 – Barrando o caminho deles apenas alguns metros adiante está o CAPITÃO MARVEL em pose triunfante.

CAPITÃO MARVEL
Olá! Vida corrida, hein?

QUADRO 04 – O CAPITÃO MARVEL levanta uma das pernas como se fosse dar um pisão. Ele sorri despretensiosamente.

PÁGINA #05

QUADRO 01 – É o grande quadro da página, com o CAPITÃO MARVEL pisando fundo na dianteira do conversível, destruindo toda frente do carro e empinando-o, fazendo os dois BANDIDOS que estão atrás voarem por cima dele. O MOTORISTA está com uma descrente expressão. Trauseuntes assistem ao ocorrido, perplexos.

ONOMATOPÉIA
CRUUUUUNCH!

BANDIDO 01
Ahhhhhh!

BANDIDO 03
Santa mãe!

QUADRO 02 – Com a velocidade de Mercúrio o CAPITÃO MARVEL agarra os dois BANDIDOS que foram arremessados devido à inércia pelos seus respectivos cintos, antes que caiam no chão. Seus reflexos foram perfeitos.

CAPITÃO MARVEL
Não se preocupem…

QUADRO 03 – O CAPITÃO MARVEL continua segurando-os. Eles não acreditam no que aconteceu. A polícia está parando suas viaturas próximas ao carro dos bandidos.

CAPITÃO MARVEL
… não deixarem se machucarem, de modo que a única preocupação de vocês será repensarem suas vidas.

QUADRO 04 – POLICIAIS se aproximam rapidamente do CAPITÃO MARVEL com pistolas em punho. Ao fundo ou em um canto, um dos POLICIAIS está apontando a arma para o BANDIDO-MOTORISTA.

POLICIAL 01
Obrigado, Capitão!

PÁGINA #06

PÁGINA INTEIRA – CAPITÃO MARVEL inicia vôo, despedindo-se dos policiais enquanto levam os BANDIDOS presos.

CAPITÃO MARVEL
Não precisa agradecer, oficial! Estou sempre por aí!

FIM.


Aulas de roteiro

por: Emilio Baraçal

em: ZAP!HQ

Nenhum comentário: