29 de julho de 2010

[NOTÍCIA] L.E.R e D.O.R.T - Cuidado

Olá Pessoal. Sempre busco assuntos interessantes para postar aqui no blog e compartilhar com vocês. Porém hoje estou trazendo um tema bastante importante para nós profissionais de tecnologia. O mau posicionamento ao trabalhar e mau uso da postura no trabalho podem gerar consequências ruins para nosso corpo. É com isso que apresento a vocês a L.E.R e DORT itens que vou explicar com mais clareza no decorrer do post.

Primeiro vou apresentar o significado de cada item que comentei, características e consequências de cada um para o nosso corpo e depois , mostrar formas para cuidar e preservá-lo contra essas mazelas.

L.E.R – Lesões por Esforços Repetitivos

DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Nada mais é do que inflamações dos músculos e tendões e suas bainhas, dos nervos nos membros superiores, geralmente curáveis quando detectadas precocemente, que causam dor, perda de força inchaço e queda no desempenho no trabalho.

Sintomas L.E.R e DORT:

Dor, desconforto, sensação de peso, no início passam despercebidos pelo trabalhador, visto que frequentemente ocorrrem só durante o trabalho. Com o passar do tempo, esses sintomas invadem as noites e fins de semana até se tornarem presentes o tempo todo na vida do profissional. Muitas pessoas só se dão conta de que há algo errado quando começam a apresentar limitações importantes. Todos esses sintomas causam incapacidade ou limitação para as atividades básicas da vida diária e frequentemente causam depressão, angústia e medo do futuro.

Abaixo listo uma sequência de exercícios diários que devem ser feitos para preservar nossa saúde:

1. Friccione a mão sobre o antebraço em movimentos espirais, iniciando do antebraço até a mão. Repita esses movimentos nas horas de pausa;
2. Una os dedos da mão pela sua extremidade e pressione, para que elees se unam. Repita esse exercício por 5 vezes em seus momentos de pausa;
3. Com os braços esticados e os dedos das mãos unidos, movimente-se para cima e para baixo alternadamente. Faça esse exercício a cada pausa de trabalho;
4. Abra e feche a mão pressionando a palma com as pontas dos dedos com força moderada, se possível utilize a bolinha massageadora. Repita esse exercício por 5 vezes pela manhã e a tarde em cada mão.

5. Com os braços esticados e os dedos das mãos unidos, faça movimentos circulares lentos para ambos os lados por 10 vezes.

Esses exercícios são importantes para que não se resulte em problemas físicos em seu corpo. Sabemos que nós profissionais de tecnologia passamos horas na frente de um computador fazendo exercícios repetitivos e com isso às vezes esquecemos de cuidar de nossa saúde. Cuidem-se. Boa sorte e viva a vida.

por: Pablo Garrido

em: Guia do PHP

Nenhum comentário: