12 de abril de 2011

[TECNOLOGIA] Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?

Olá a todos, sou o pokemaobr e estou publicando no QuartoGeek pela primeira vez. Pensei um pouco muito antes de decidir sobre o que falar.
Tenho 23 anos e desde os 9 brinco com PC, para muitos 14 anos não é nada, mas programar e ter acesso a conteúdo a 14 anos atrás não era tão facil como hoje em dia, nada de google e youtube, nada blogs estruturados, sites meia boca com html enrustidos e o mais que old cgi-bin para transmissão de dados de formulários para o e-mail, e sem muita interação usuário – site. Com o passar do tempo acho que estou ficando realmente velho nesse negócio de internet.
Sim, isso é minha vida, passei MUITO tempoa nisso. Experimentei internet discada até pouco tempo, evolui a 3 anos atras para internet ao que chamamos de rádio e enfim estou conectado a uma banda mais decente de 15 megas. E nesse tempo é uma necessidade indescutível a comunicação entre pessoas nessa rede maluca. Então vamos parar de enrolar e ir ao que interessa que é nosso artigo.
telnet1 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?

Retornamos aos tempos remotos de DOS e windows 3.1, lembro me vagamente de um protocolo de comunicação entre computadores em rede chamado TELNET. Foi o primeiro método de comunicação na web que utilizei, não sei realmente se foi o primeiro, mas foi o precursor do modelo de chat textual que vemos até hoje. Você podia se conectar a uma rede, ou a um computador específico e trocar informações em texto com eles. Bem arcáico, mas útil como uma interação inicial entre pessoas na internet.
chat web 300x227 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
Foi o segundo método de comunicação usuário-usuário que conheci, época do início da UOL, época onde o Terra era ZAZ, esse ainda é bem comum hoje em dia, mas acho que perdeu o seu sentido inicial. Gostavamos de chat para conhecer pessoas novas de lugares diferentes, para praticar o novo modo de escrita que vinhamos nos adaptando (tc, vc e pq eram novidades totais para a época / hoje já é parte do neologismo da geração Y), gostavamos de nos comunicar inocentemente com o pessoal da nossa idade, e falar sobre como as praias eram lindas, sobre o que faziamos de divertido na escola. É, com o passar do tempo virou moda os chats só terem conteúdo pornográfico ou propagandas nesse sentido. Era divertido até o ponto em que sua essencia acabou.
mirc1 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
Aí começamos a “modernidade” da comunicação, o IRC já proporcionava criação de redes para interação, criação de salas específicas, programação, etc. A primeira linguagem que aprendi (depois do HTML) foi o mIRC scripting. O IRC foi um grande difusor dos arquivos .mp3 (novidades na época), era utilizado para conversarmos com o pessoal da cidade, do estado, do colégio, abriamos salas sobre nosso tipo de música, sobre a festa que iriamos no final de semana. Marcávamos IRContros (encontros com o pessoal da sala), conheciamos muita gente através do mIRC, sem nunca ver a foto, ou saber o e-mail as vezes. Mas tinhamos mais intimidade com o pessoal, já que abriamos salas mais específicas que as dos chats. Além disso, podiamos ter tocador de mp3, visualizador de fotos, jogar pokemon battle, gama game e outras besteiras no IRC. O problema do IRC é que não era possível falar ao mesmo tempo com todas as redes, ou seja, os usuários só poderiam se comunicar com outros usuários da mesma rede.
Icq1 300x300 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
Com o passar do tempo as conversas ficaram ainda mais pessoais, e o boom da comunicação 1×1 instantânea foi com o ICQ. Cada membro possuia um número e era identificado com esse. Era possível filtrar as pessoas por idade, sexo, localidade, etc. Todos queriam conversar mais particularmente com seus amigos, afetos e parceiros. Além dos jogos serem melhores que os do IRC, o ICQ conectava todos em uma única rede, ou seja, uma pessoa poderia ser encontrada no ICQ independente de sua localização. O MSN, Gtalk, AIM, YTalk são derivados do ICQ, sendo que os últimos possuem mais privacidade, era muito fácil achar as pessoas no ICQ e as vezes ficavamos com infinitos pedidos de amizade de pessoas que não conheciamos. Acho que a privacidade do MSN foi o mais marcante para o abandono do ICQ.
paltalk Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
O primeiro programa, dos quais tive conhecimento, que permitia transmissão de voz 1×1. Era muito engraçado, tinhamos internet discada, caia toda hora, cortava tudo não conseguiamos falar, mas eramos guerreiros e continuavamos a tentar. O programa era realmente muito bom, no estilo ICQ, mas a internet brasileira nessas horas deixa a desejar. Boas épocas de PALTALK. Hoje em dia temos infinitos programas para comunicação por voz.
mmorpg logo 300x218 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
Além de matar monstros, realizar missões e conquistar mais levels, sempre podemos dar uma paradinha e bater um papo com a galera.
redes sociais 300x225 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
O Orkut revolucionou o sentido de sociedade virtual. Encontramos nossos amigos, vizinhos, antigos conhecidos, a galera da escola. E não podia ser diferente, também podemos conversar instantaneamente com nossos amigos.
images 300x111 Qual o seu jeito geek de se comunicar pela internet?
Hoje em dia temos como os mais populares no Brasil o MSN (chat, audio, video e chat conferencia) e o SKYPE (chat, audio, video, chat conferencia, audio conferencia, video conferencia), sendo o MSN muito mais popular do que o SKYPE, esses dois dispensam comentários fazem parte da nossa vida ultimamente, dificilmente entramos na net sem logar em um desses 2 gigantes da comunicação.

Nenhum comentário: